Répteis
Os répteis são animais vertebrados, conhecidos na história por conquistarem o ambiente terrestre. Exemplos: tartaruga, cobra, jacaré, camaleão, entre outros.
O corpo do répteis é estruturado por cabeça, pescoço, tronco e cauda. Eles apresentam dois pares de membros locomotores, cada um com 5 dedos com garras, e pernas reduzidas em alguns lagartos, ou ausentes em animais rastejantes ou nadadores. A pele é ressecada e resistente, formada pela epiderme, queratinizada e quase impermeável. Alguns animais, como as tartarugas, apresentam placas ósseas.
Os répteis são pecilotérmicos, incapazes de conservar sua temperatura corporal constante, necessitam de calor do ambiente para regular seu corpo. essa imposição limita seus habitats a regiões trópicas e subtrópicas.
Eles realizam fecundação interna em que o macho deposita os espermatozoides no interior do corpo da fêmea. A maioria dos répteis são ovíparas. Alguns casos, como cobras e lagartos, são ovovíparas. O desenvolvimento do embrião acontece no interior dos ovos, que são revestidos por córneas ou calcárias. Essa proteção evita uma dissecação. Além de tudo, apresentam um ovo com âmnio, cório, saco vitelino e alantoide, denominado ovo reptiliano.
Estruturam um sistema digestório completo com boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e cloaca. Grande parte dos répteis são carnívoros, poucas espécies são herbívoras ou ornívoras.
Apresentam circulação fechada, dupla e completa. Enquanto o coração de serpentes e tartarugas possuem dois átrios e um ventrículo não separado completamente, animais como crocodilianos possuem dois átrios e dois ventrículos bem definidos.
Realizam respiração pulmonar. Seus pulmões possuem alvéolos pulmonares, tornando as transições gasosas eficientes.
O olfato permite eles sentirem o gosto e o cheiro; inclusive muitos répteis são capazes de ouvir sons. A visão não é excepcional, mas eles também possuem pálpebras e membrana nictante. As serpentes possuem a fosseta loreal, um canal entre o olho e a narina com função termorreceptora.
> GRUPOS:
1) Ordem Crocodilia: representam a grande maioria dos répteis que existem nos dias de hoje. Possuem o corpo revestido por placas córneas; quatro patas curtas e uma cauda; dentes grande e afiados, e o coração com quatro cavidades completamente separadas.
2) Ordem Rhynchocephalia: grupo mais primitivo. As tuataras são os únicos animais vivos dessa ordem. São animais carnívoros, seus dentes estão consolidados no maxilar.
3) Ordem Squamata: também são conhecidos como escamados, porque possuem o corpo revestido por escamas. Essa ordem é dividida em Lacertílios (lagartos) e Ofídios (cobras). Os lagartos possuem quatro patas, e as cobras são ápodes, sem membros. Algumas espécies de serpente são peçonhentas.
4) Ordem Testudinata: também denominados quelônios, são representados pelas tartarugas, cágados e jabutis. As tartarugas habitam ambientes de água salgada; os cágados de água doce, e os jabutis em terra firme. Possuem uma armadura óssea (casco ou carapaça), que possibilita a proteção do corpo contra choques mecânicos e ataques de predadores. Não apresentam dentes, mas sim um bico com lâminas córneas, que permite capturar e cortar os alimentos.
> ATIVIDADE
1) Compare anfíbios e répteis salientando as características adaptativas à vida fora d'agua.
Os anfíbios realizam respiração cutânea, por possuírem uma pele muito fina, sem queratina e úmida, que facilita as trocas gasosas. Porém essa adaptação limita eles à um ambiente úmido, não sendo independentes da água, pois não conseguem manter sua temperatura corporal (são pecilotérmicos), tendo que colocar seus ovos na água; a reprodução também ocorre em meio aquático, as fêmeas despejam seus ovos na água, e os machos depositam seus espermatozóides por cima. Sua respiração é complementada pela presença de pequenas estruturas pulmonares e uma bomba bucofaríngia. Em quesitos de locomoção, sustentação e sistema sensorial e nervoso, estão muito bem adaptados.
Os répteis tonaram-se independentes da água através de adaptações como a quase total impermeabilidade da pele revestida com camadas de queratina; a eficiência da respiração pulmonar; a reprodução com fecundação interna, e produção de um ovo com casca e anexos embrionários; e a excreção concentrada de ácido úrico, poupando muita água, que é muito gasta pelos anfíbios por excretarem sua urina bem diluída.
2) Explique porque os anfíbios não conquistaram a terra firme.
Os anfíbios são dependentes da água, pois sua pele fina, úmida e provida de glândulas não consegue controlar a temperatura corporal, e eles têm que depositar seus ovos na água. Além de realizarem a reprodução em meio aquático também, com fecundação externa, também excretam sua urina uito diluída com grande gasto de água, limitando-se a viverem em ambientes úmidos.
3) Cite e explique as características que possibilitaram aos répteis conquistarem definitivamente o ambiente terrestre.
Os répteis conquistaram definitivamente o ambiente terrestre pois desenvolveram um pulmão alveolar, realizando respiração pulmonar; a presença de escamas, que evitam a saída de água; o ovo reptilianos, com casca e anexos embrionários (alantoide, âmnio. cório e saco vitelino); e a excreção de ácido úrico concentrando, evitando a perda de água desnecessária.
my best videos - youtube
ResponderExcluirmy best videos - youtube.com.my youtube.com.my youtube.com.my youtube.com.my youtube.com.my youtube.com.my youtube.com.my youtube.com.my youtube.com.my youtube to mp3 cc youtube.com.my youtube.com.my youtube.