Reino Protoctista
É um grupo polifilético, isto é, os seus representantes não
apresentam ancestralidade em comum. Abriga os seres eucarióticos que não
possuem ainda, uma classificação bem definida.
·
ALGAS
> CARACTERÍSTICAS GERAIS
-As algas são seres unicelulares ou multicelulares,
geralmente com parede celular contendo celulose.
- Vivem em ambientes aquáticos ou úmidos.
- São autótrofas, nas quais o cloroplasto permite a
realização da fotossíntese e produz cores características, além da clorofila.
Algas terrestres |
Algas calcárias
> DIVERSIDADE
Nos
ecossistemas aquáticos, as algas são os principais componentes do fitoplâncton
(composto de algas e cianobactérias), alguns exemplos são as diatomáceas,
cujas células têm paredes impregnadas com sílica, formando carapaças
rígidas de formatos variados e para os dianoflagelados,
que abrangem espécies bioluminescentes (que emitem luz), zooxantelas (vivem associados aos corais formando os
recifes) e espécies causadoras da maré vermelha.
> REPRODUÇÃO
- As algas unicelulares geralmente se reproduzem de forma
assexuada, por meio da divisão binária,
ou cissiparidade, e nas formas filamentosas (zoósporos) por fragmentação (zoosporia).
- A diatomácea tem sua carapaça silicosa formada por duas
valvas encaixadas, uma menor que a outra. Quando se dividem, cada valva serve
como molde para a formação de outra menor. Assim, ocorre redução progressiva do
tamanho da carapaça ao longo das gerações. Quando atingem um tamanho mínimo, os
seres se fecundam e formam o zigoto que cresce até o tamanho original da alga,
produzindo uma nova carapaça.
- A algas verdes filamentosas se reproduzem por meio da
conjugação, nas quais células masculinas transferem material genético para as
femininas através de uma “ponte”. Originam-se então zigotos diploides, que
depois sofrem meiose e voltam a ter o número haploide da espécie.
-Espécies das algas verdes, vermelhas e pardas estabelecem
alternância de gerações, no qual uma geração assexuada, produtora de esporos,
alterna-se com outra, sexuada, produtora de gametas.
> PAPEL ECOLÓGICO E
ECONÔMICO
-As algas repõem a maior parte do oxigênio atmosférico pela
fotossíntese e representam os principais produtores das cadeias alimentares
aquáticas.
- As algas são usadas em alimentos como, o nori do sushi, em iogurtes, leite
achocolatado, sorvete, etc. Para saber se comemos derivados de algas, podemos
procurar nos rótulos, por exemplo, os nomes de ágar, alginato, carragena e
diatomito.
PROTOZOÁRIOS
São heterótrofos, a maioria aquáticos, sendo que alguns tem
vida parasitária em outros seres vivos e são causadores de doenças como a de
chagas e malária.
> QUANTO A ESTRUTURA
o A célula
eucariótica pode ser uninucleada (um núcleo somente) ou binucleada.
o Como
estruturas locomotoras e que capturam os alimentos, os paramécios e vorticelas
possuem os cílios, as giárdias e tripanossomos usam flagelos e amebas utilizam
pseudópodes.
> QUANTO AS ATIVIDADES
CELULARES
o As amebas
usam seus pseudópodes para fagocitar partículas alimentares, que ficarão
contidas em vacúolos alimentares, os fagomossos. Os paramécios criam, com o
batimento ciliar, correntes de água que trazem alimentos até uma abertura
chamada citóstoma, por meio da qual chegam até um curto canal, a citofaringe,
acumulando-se no fundo e constituindo os vacúolos alimentares.
o Em amebas e
paramécios a digestão é semelhante, os vacúolos alimentares unem-se a
lisossomos formando vacúolos digestivos, nos quais o alimento sofre a ação das
enzimas digestivas. Enquanto ocorre essa digestão intracelular, os vacúolos digestivos
movimentam-se pelo citoplasma, facilitando a distribuição de nutrientes. Restos
não usados são eliminados pela clasmocitose. No paramécio, por uma abertura
chamada citopígio, na ameba por qualquer parte da superfície da membrana
plasmática.
o Através de
vacúolos contráteis, ocorre a osmorregulação (controle da quantidade de água
existente na célula), de protozoários de água doce. Esses organoides se enchem
de água absorvida por osmose e periodicamente se contraem, expulsando o
excedente hídrico através de um poro que se abre para o meio externo.
> QUANTO A REPRODUÇÃO
- A reprodução assexuada dos protozoários pode ocorrer de duas formas:
o Por meio da
divisão binária, em que uma célula se divide ao meio e dá origem a duas células
idênticas.
o Através das
divisões múltiplas, o núcleo de uma célula se multiplica várias vezes,
originando várias células- filhas.
- A reprodução sexuada ocorre a
partir da:
o Conjugação,
na qual há a união parcial de dois indivíduos que se ligam através de uma ponte
citoplasmática e trocam material genético. Após a troca, esses indivíduos, que
passam a ter novas combinações genéticas, separam-se e dividem-se por divisão
binária. Esse processo ocorre nos protozoários ciliados.
> PAPEL ECOLÓGICO
o Os
protozoários de vida livre, como o paramécio e algumas amebas, consomem e
controlam populações microbianas e servem de alimentos para outros
consumidores.
o Podem ser
utilizados como indicadores de qualidade, por só estarem presentes em águas não
poluídas por resíduos industriais e serem abundantes em ambientes com muita
matéria orgânica.
> ATIVIDADE 1: Apresente um esquema do ciclo de vida da doença de Chagas com todas as suas fases e localize os pontos de Profilaxia.
Pontos de Profilaxia:
► Combate ao inseto transmissor (feito com inseticidas)
► Uso de telas em janelas e de mosquiteiros sobre as camas
► Esclarecimentos e educação sobre a forma de transmissão e métodos preventivos,
► Controle da qualidade do sangue nas transfusões
► Não deixar animais dentro das residências;
►Manter uma limpeza constante nas residências e nas proximidades
► Conduzir insetos suspeitos de serem barbeiros para o serviço de saúde mais próximo
► Melhoria das condições de moradia, entre outras medidas.
> ATIVIDADE 2:
a) Cite 4 características das algas unicelulares e pluricetulares.
R: - Tem parede celular contendo celulose;
- Vivem em ambientes aquáticos ou úmidos;
- Possuem cloroplastos, permitindo a realização da fotossíntese (são seres autótrofos)
- Fornecem cores características de acordo com o pigmento presente em seu interior, além da clorofila.
b) Construa uma tabela com os seguintes grupos de algas: Dinoflagelados, Fenofíceas, Clorofíceas e Euglenóides, quanto a: nº de células, ambiente e características.
c) Esquematize o ciclo de vida da alga alface-do-mar.
d) Faça os seguintes exercícios do livro: Página 47, Exercícios 1, 2, 3, 4 e 6.
1. A hipótese de que plantas e
algas estão relacionadas evolutivamente e derivaram de ancestrais comuns tem
grande força na comunidade científica. Que características das algas atuais
poderiam sustentar tal argumentação?
R: Fato de serem autótrofas e tem
cloroplasto nas células de algumas espécies de alga verde.
2. Algas e fungos apresentam
muitas semelhanças: ambos podem ser unicelulares ou pluricelulares, sempre são
eucariontes e não possuem tecidos. Entretanto, apresentam também uma série de
diferenças. Compare algas e fungos com relação:
a) ao hábitat.
R: As algas possuem uma
predominância no ambiente aquático, ao passo que os fungos são mais terrestres.
b) à forma de nutrição.
R: Algas são autotróficas, e
fungos são heterotróficos.
c) ao material armazenado como
reserva de energia nas células.
R: Algas armazenam amido por
conta da fotossíntese, ao passo que os fungos armazenam glicose.
d) à composição química da
parede celular.
R: Nas algas, a moléculas são
formadas por polissacarídeos, ao passo que nos fungos é a molécula quitina.
3. (Fuvest-SP) Resultados de
uma pesquisa publicada na revista Nature, em 29 de julho de 2010, mostram que a
quantidade média de fitoplâncton dos oceanos diminuiu cerca de 1% ao ano, nos
últimos cem anos. Explique como a redução do fitoplâncton afeta:
a) os níveis de carbono na
atmosfera;
R: Por causa da diminuição de
oxigênio e o aumento dos níveis de carbono.
b) a biomassa de decompositores
do ecossistema marinho.
R: A redução do fitoplâncton deve
acarretar a diminuição da biomassa total, afetando também a de decompositores.
4. (Ceag/FGV-SP) Em meados da
década de 1970, peixes, focas e até animais domésticos apareceram mortos, numa
grande extensão do litoral sul brasileiro. Alguns moradores também foram
afetados, sentindo tonturas e graves problemas respiratórios. E a provável
causa do fenômeno natural conhecido como maré vermelha, que poderia ter causado
tal tragédia ecológica.
R: A provável causa da maré
vermelha é a floração de algas marinhas que geram toxinas letais e
voláteis.
6. A maioria dos protozoários
realiza reprodução assexuada, sobretudo por meio de cissiparidade. Entretanto,
existem ciliados, como o paramécio, que podem eventualmente se reproduzir
sexuadamente por meio de conjugação.
a) Qual desses processos
possibilita maior variabilidade genética? Por quê?
R: O processo de conjugação é o
que gera maior variabilidade genética porque nesse processo, duas bactérias têm
seus materiais genéticos livres (plasmídeos) assimilados. Após a troca, esses
indivíduos passam a ter novas combinações genéticas, e por isso a maior
variabilidade genética.
b) Explique sucintamente como
ocorre a conjugação entre os paramécios.
R: A conjugação caracteriza-se
como a união de dois paramécios que se unem e através de uma ponte
citoplasmática trocam material genético. Logo após a troca, os paramécios que
passam a ter novas combinações genéticas se separam e se dividem por divisão
binária.
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