Reino Protoctista


É um grupo polifilético, isto é, os seus representantes não apresentam ancestralidade em comum. Abriga os seres eucarióticos que não possuem ainda, uma classificação bem definida.
·       ALGAS
> CARACTERÍSTICAS GERAIS
-As algas são seres unicelulares ou multicelulares, geralmente com parede celular contendo celulose.
- Vivem em ambientes aquáticos ou úmidos.
- São autótrofas, nas quais o cloroplasto permite a realização da fotossíntese e produz cores características, além da clorofila.
Algas terrestres

Algas calcárias


 > DIVERSIDADE
Nos ecossistemas aquáticos, as algas são os principais componentes do fitoplâncton (composto de algas e cianobactérias), alguns exemplos são as diatomáceas, cujas células têm paredes impregnadas com sílica, formando carapaças rígidas de formatos variados e para os dianoflagelados, que abrangem espécies bioluminescentes (que emitem luz), zooxantelas (vivem associados aos corais formando os recifes) e espécies causadoras da maré vermelha.



 > REPRODUÇÃO
- As algas unicelulares geralmente se reproduzem de forma assexuada, por meio da divisão binária, ou cissiparidade, e nas formas filamentosas (zoósporos) por fragmentação (zoosporia).
- A diatomácea tem sua carapaça silicosa formada por duas valvas encaixadas, uma menor que a outra. Quando se dividem, cada valva serve como molde para a formação de outra menor. Assim, ocorre redução progressiva do tamanho da carapaça ao longo das gerações. Quando atingem um tamanho mínimo, os seres se fecundam e formam o zigoto que cresce até o tamanho original da alga, produzindo uma nova carapaça.
- A algas verdes filamentosas se reproduzem por meio da conjugação, nas quais células masculinas transferem material genético para as femininas através de uma “ponte”. Originam-se então zigotos diploides, que depois sofrem meiose e voltam a ter o número haploide da espécie.
-Espécies das algas verdes, vermelhas e pardas estabelecem alternância de gerações, no qual uma geração assexuada, produtora de esporos, alterna-se com outra, sexuada, produtora de gametas.


 > PAPEL ECOLÓGICO E ECONÔMICO

-As algas repõem a maior parte do oxigênio atmosférico pela fotossíntese e representam os principais produtores das cadeias alimentares aquáticas.

- As algas são usadas em alimentos como, o nori do sushi, em iogurtes, leite achocolatado, sorvete, etc. Para saber se comemos derivados de algas, podemos procurar nos rótulos, por exemplo, os nomes de ágar, alginato, carragena e diatomito.

PROTOZOÁRIOS

São heterótrofos, a maioria aquáticos, sendo que alguns tem vida parasitária em outros seres vivos e são causadores de doenças como a de chagas e malária.

> QUANTO A ESTRUTURA

o   A célula eucariótica pode ser uninucleada (um núcleo somente) ou binucleada.

o   Como estruturas locomotoras e que capturam os alimentos, os paramécios e vorticelas possuem os cílios, as giárdias e tripanossomos usam flagelos e amebas utilizam pseudópodes.





 > QUANTO AS ATIVIDADES CELULARES

o   As amebas usam seus pseudópodes para fagocitar partículas alimentares, que ficarão contidas em vacúolos alimentares, os fagomossos. Os paramécios criam, com o batimento ciliar, correntes de água que trazem alimentos até uma abertura chamada citóstoma, por meio da qual chegam até um curto canal, a citofaringe, acumulando-se no fundo e constituindo os vacúolos alimentares.

o   Em amebas e paramécios a digestão é semelhante, os vacúolos alimentares unem-se a lisossomos formando vacúolos digestivos, nos quais o alimento sofre a ação das enzimas digestivas. Enquanto ocorre essa digestão intracelular, os vacúolos digestivos movimentam-se pelo citoplasma, facilitando a distribuição de nutrientes. Restos não usados são eliminados pela clasmocitose. No paramécio, por uma abertura chamada citopígio, na ameba por qualquer parte da superfície da membrana plasmática.

o   Através de vacúolos contráteis, ocorre a osmorregulação (controle da quantidade de água existente na célula), de protozoários de água doce. Esses organoides se enchem de água absorvida por osmose e periodicamente se contraem, expulsando o excedente hídrico através de um poro que se abre para o meio externo.

> QUANTO A REPRODUÇÃO

- A reprodução assexuada dos protozoários pode ocorrer de duas formas:

o   Por meio da divisão binária, em que uma célula se divide ao meio e dá origem a duas células idênticas.

o   Através das divisões múltiplas, o núcleo de uma célula se multiplica várias vezes, originando várias células- filhas.

- A reprodução sexuada ocorre a partir da:

o   Conjugação, na qual há a união parcial de dois indivíduos que se ligam através de uma ponte citoplasmática e trocam material genético. Após a troca, esses indivíduos, que passam a ter novas combinações genéticas, separam-se e dividem-se por divisão binária. Esse processo ocorre nos protozoários ciliados.

> PAPEL ECOLÓGICO

o   Os protozoários de vida livre, como o paramécio e algumas amebas, consomem e controlam populações microbianas e servem de alimentos para outros consumidores.

o   Podem ser utilizados como indicadores de qualidade, por só estarem presentes em águas não poluídas por resíduos industriais e serem abundantes em ambientes com muita matéria orgânica.

> ATIVIDADE 1: Apresente um esquema do ciclo de vida da doença de Chagas com todas as suas fases e localize os pontos de Profilaxia.


  1. O inseto pica e defeca ao mesmo tempo. Os tripomastigotas alcançam a corrente sanguínea.
  2. Os tripomastigotas invadem os tecidos onde se transformam em amastigotas.
  3. Os amastigotas multiplicam-se assexuadamente.
  4. Os amastigotas transformam-se em tripomastigotas e retornam ao sangue.
  5. Os tripomastigotas sanguíneos são absorvidos por outro inseto em uma nova picada.
  6. Transformam-se em epimastigotas no intestino do inseto.
  7. Os epimastigotas multiplicam-se

  8. Transformam-se em tripomastigotas

Pontos de Profilaxia:
► Combate ao inseto transmissor (feito com inseticidas)
► Uso de telas em janelas e de mosquiteiros sobre as camas
► Esclarecimentos e educação sobre a forma de transmissão e métodos preventivos,
► Controle da qualidade do sangue nas transfusões
► Não deixar animais dentro das residências;
►Manter uma limpeza constante nas residências e nas proximidades
► Conduzir insetos suspeitos de serem barbeiros para o serviço de saúde mais próximo
► Melhoria das condições de moradia, entre outras medidas.

> ATIVIDADE 2: 
a) Cite 4 características das algas unicelulares e pluricetulares.
R: - Tem parede celular contendo celulose;
- Vivem em ambientes aquáticos ou úmidos;
- Possuem cloroplastos, permitindo a realização da fotossíntese (são seres autótrofos)
- Fornecem cores características de acordo com o pigmento presente em seu interior, além da clorofila.

b) Construa uma tabela com os seguintes grupos de algas: Dinoflagelados, Fenofíceas, Clorofíceas e Euglenóides, quanto a: nº de células, ambiente e características.

c) Esquematize o ciclo de vida da alga alface-do-mar.



d) Faça os seguintes exercícios do livro: Página 47, Exercícios 1, 2, 3, 4 e 6.

1. A hipótese de que plantas e algas estão relacionadas evolutivamente e derivaram de ancestrais comuns tem grande força na comunidade científica. Que características das algas atuais poderiam sustentar tal argumentação? 
R: Fato de serem autótrofas e tem cloroplasto nas células de algumas espécies de alga verde.

2. Algas e fungos apresentam muitas semelhanças: ambos podem ser unicelulares ou pluricelulares, sempre são eucariontes e não possuem tecidos. Entretanto, apresentam também uma série de diferenças. Compare algas e fungos com relação: 
a) ao hábitat. 
R: As algas possuem uma predominância no ambiente aquático, ao passo que os fungos são mais terrestres.
b) à forma de nutrição. 
R: Algas são autotróficas, e fungos são heterotróficos.
c) ao material armazenado como reserva de energia nas células. 
R: Algas armazenam amido por conta da fotossíntese, ao passo que os fungos armazenam glicose.
d) à composição química da parede celular. 
R: Nas algas, a moléculas são formadas por polissacarídeos, ao passo que nos fungos é a molécula quitina.

3. (Fuvest-SP) Resultados de uma pesquisa publicada na revista Nature, em 29 de julho de 2010, mostram que a quantidade média de fitoplâncton dos oceanos diminuiu cerca de 1% ao ano, nos últimos cem anos. Explique como a redução do fitoplâncton afeta: 
a) os níveis de carbono na atmosfera; 
R: Por causa da diminuição de oxigênio e o aumento dos níveis de carbono.
b) a biomassa de decompositores do ecossistema marinho. 
R: A redução do fitoplâncton deve acarretar a diminuição da biomassa total, afetando também a de decompositores.

4. (Ceag/FGV-SP) Em meados da década de 1970, peixes, focas e até animais domésticos apareceram mortos, numa grande extensão do litoral sul brasileiro. Alguns moradores também foram afetados, sentindo tonturas e graves problemas respiratórios. E a provável causa do fenômeno natural conhecido como maré vermelha, que poderia ter causado tal tragédia ecológica. 
R: A provável causa da maré vermelha é a floração de algas marinhas que geram toxinas letais e voláteis.

6. A maioria dos protozoários realiza reprodução assexuada, sobretudo por meio de cissiparidade. Entretanto, existem ciliados, como o paramécio, que podem eventualmente se reproduzir sexuadamente por meio de conjugação.
a) Qual desses processos possibilita maior variabilidade genética? Por quê? 
R: O processo de conjugação é o que gera maior variabilidade genética porque nesse processo, duas bactérias têm seus materiais genéticos livres (plasmídeos) assimilados. Após a troca, esses indivíduos passam a ter novas combinações genéticas, e por isso a maior variabilidade genética.
b) Explique sucintamente como ocorre a conjugação entre os paramécios.
R: A conjugação caracteriza-se como a união de dois paramécios que se unem e através de uma ponte citoplasmática trocam material genético. Logo após a troca, os paramécios que passam a ter novas combinações genéticas se separam e se dividem por divisão binária.


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