Aves

Aves são animais vertebrados, de sangue quente (homeotérmicos), que possuem o corpo coberto por penas. Ocupam vários tipos de ambientes e, de maneira geral, dominam  ar.



Como dito antes, aves são animais que possuem sangue quente (homeotérmicos ou endotérmicos), por ter a capacidade de controlar a temperatura corporal constante. Esse fato ocorre devido ao elevado metabolismo que elas têm, o que necessita de muita energia.
As penas são uma individualidade das aves. Elas permitem o voo, são isolantes térmicos e são usadas para a camuflagem como atrativo sexual. Normalmente é o macho que possui uma plumagem mais bonita, como o pavão.



O voo é uma importante adaptação das aves, que possibilita viver em diversos ambientes, escapar de predadores procurar novas fontes de alimentos, aumenta a dimensão do campo de visão, e realizar migrações quando o ambiente se torna desfavorável, como exemplo o inverno. A capacidade de voar que aves têm é dividida em carinatas e ratitas.
As aves carinatas possuem uma quilha no osso esterno, a carena. Apresentam músculos peitorais bem desenvolvidos que são encarregados dos batimentos das asas.
Muitos voam, outras fazem pequenos voos, como as galinhas. Algumas aves, como os pinguins, adaptaram suas asas para a natação.


As aves ratitas não possuem carena no esterno e são incapazes de voar, como a ema e a avestruz.


A pele das aves é queratinizada, seca e impermeável. Algumas delas apresentam glândulas uropigianas, localizadas na região posterior do corpo, que ajudam na hidratação da pele com a secreção de um óleo.



Outro aspecto das aves é o canto, originado do órgão fonador, a siringe. Pode servir como meio de comunicação, envolvendo atração sexual, demarcação de território, aviso, etc.


A respiração delas é efetuada pelos pulmões, que não apresentam alvéolos, são estruturados por vários para-bronquíolos, em que acontecem as trocas gasosas. Os pulmões se interligas pelos sacos aéreos, que estão presentem em todo o corpo do animal, também dentro dos ossos.


As aves possuem bico rígido devido ao fato de não terem dentes, o alimento não passa por trituração na boca. O tubo digestivo apresenta alterações, como o papo e a moela (onde o alimento permanece um tempo para ser amolecido- papo; e é triturado- moela). As fezes são eliminadas pela cloaca, que faz parte concomitantemente do sistema digestório e do reprodutivo.


Esses animais são ovíparos. A casca é formada por carbonato de cálcio e por ser porosa possibilita a troca gasosa entre o embrião e o ambiente. A cloaca é por onde são postos os ovos.



 A fecundação é interna e acontece antes de o óvulo ser coberto pela casca calcária. No interior do ovo, têm membranas protetoras e reservas alimentares na forma de gema e clara.

O sistema circulatório das aves apresenta um  coração com quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Funcionam como duas bombas diferentes, em que as câmaras da direita impulsionam sangue não oxigenado, e as da esquerda, o sangue oxigenado.


O cérebro das aves é incumbido do equilíbrio e da coordenação, o que possibilita a locomoção em três dimensões durante o voo. Apresentam visão bem desenvolvida. Aves de rapina são capazes de enxergar prezas até pela sensibilidade ultravioleta, enquanto aves marinhas conseguem enxergar dentro e fora d'agua.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Répteis

Cordados